Sakai Community DocumentationSakai 10 - PortugueseSakai 10 Instructor Guide (Portuguese)ExercíciosComo eu inspeciono e ajusto as configurações de uma avaliação?

Como eu inspeciono e ajusto as configurações de uma avaliação?

As configurações de uma avaliação são complexas e oferecem muitas opções. Em muitos casos, os valores padrão funcionarão, mas devem ser revistos. A modificação de uma configuração em uma avaliação não alterará as configurações em outras avaliações.

Ir para Exercícios.

Selecione a ferramenta Exercícios no Menu de Ferramentas no seu curso.

Editar as definições.

Editar as definições.

Na tela inicial de Exercício, escolha a opção Configurações no menu suspenso para a avaliação que deseja  publicar.

Tenha certeza de que você está na aba Cópias de Trabalho, caso contrário, você não visualizará os seus itens inéditos.

Alternativamente, você pode acessar as configurações de avaliação na tela editar avaliação.

Alternativamente, você pode acessar as configurações de avaliação na tela editar avaliação.

Se você está editando a questão na avaliação, clique no link Configurações na parte superior da tela de edição de avaliação.

Opções de configuração.

Opções de configuração.

Esta é uma lista das opções disponíveis nas configurações da avaliação. Clique no triângulo pequeno ao lado de cada seção para expandir/recolher.

Sobre esta avaliação.

Sobre esta avaliação.

A primeira seção é a introdução da Avaliação.

  1. Este é o lugar onde você pode alterar o título da sua avaliação e adicionar os nomes dos autores.
  2. Opcionalmente, você também pode adicionar uma descrição. Qualquer coisa que você digitar no campo de descrição será visível para os alunos antes de iniciar a avaliação. Observe que o Editor de Texto Rico está disponível no campo de descrição.
  3. Você pode anexar um arquivo, se desejar. O arquivo pode ser uma referência para os alunos se precisarem usar durante a avaliação ou instruções mais detalhadas sobre os requisitos para fazer a avaliação.
  4. A seção de metadados pode ser opcionalmente expandida para introduzir informações adicionais sobre a avaliação.

Disponibilidade e Submissões

Disponibilidade e Submissões

A disponibilidade e a seção de controles de Submissão quando a sua avaliação está disponível e os usuários têm acesso a mesma.

Disponibilidade e Submissões: Liberar Avaliação para.

Disponibilidade e Submissões: Liberar Avaliação para.

Por padrão, a avaliação será liberada para Todo Site. Se você deseja que a avaliação seja liberada para Usuários Anônimos (ou seja, os usuários fora do curso atual) ou grupos selecionados dentro de seu curso, selecione o botão de rádio adequado. (A opção de grupos está disponível somente se há grupos existentes em seu site.)

Nota: Se você liberar uma avaliação para usuários anônimos, você deve distribuir sua URL para os participantes; não será acessível de dentro do seu site na ferramenta Exercícios. A URL será apresentada quando você publicar a avaliação.

Disponibilidade e Submissões: Número de inscrições.

Disponibilidade e Submissões: Número de inscrições.

Digite o número de vezes que os estudantes estão autorizados a apresentar a avaliação ou escolha Ilimitado para que elas enviem quantas vezes quiserem.

Dica: A opção Ilimitadas submissões são muitas vezes utilizadas para a auto-avaliação, testes práticos e treinos.

Disponibilidade e Submissões: Datas de Limite de Entrega.

Disponibilidade e Submissões: Datas de Limite de Entrega.

As datas de entrega permitem especificar um intervalo de disponibilidade para a sua avaliação. Você pode inserir as datas nos campos fornecidos, ou usar o seletor de data (janela de calendário) para selecionar uma data e hora.

  1. A Data Disponível é a data de início do intervalo do exame. Os alunos não serão capazes de visualizar a avaliação antes desta data.
  2. A Data Vencimento é a data final do intervalo do exame. Os alunos não poderão submeter após esta data, a menos que você permita a submissão atrasada. Se submissões atrasadas são permitidas, quaisquer observações após a data de entrega serão marcadas como atrasadas.
  3. A Data de Tolerância é a data limite para a avaliação. Os alunos não serão capazes de visualizar a avaliação após esta data. Se aceitar submissão atrasada, está será a data de corte para qualquer avaliação.

Dica: Se você desejar que uma avaliação esteja sempre aberta, você pode deixar os campos de data em branco.

Disponibilidade e Submissões: submissões atrasadas.

Disponibilidade e Submissões: submissões atrasadas.

Escolha se você aceita ou não submissões atrasadas. Se você marcar Sim, deverá escolher a data de vencimento.

Nota: Mesmo se você permitir que múltiplas submissões, apenas uma submissão atrasada é permitida após a data de vencimento, e isso só se aplica aos alunos que não tenham submitido tudo.

Disponibilidade e Submissões: Segurança da avaliação por localização ou senha.

Disponibilidade e Submissões: Segurança da avaliação por localização ou senha.

Para provas mais importantes, você pode prover informações extras de segurança para a sua avaliação. Clique em "Certificar que os alunos façam a avaliação a partir de links específicos" para expandir essa seção e exibir as seguintes opções:

  1. Você pode restringir a avaliação de modo que apenas as conexões de determinados endereços IP serão permitidas, tais como o centro de avaliações no campus. Digite um IP por linha. Os asteriscos podem ser utilizados para representar uma única sub-rede.
  2. Você também pode especificar um nome de usuário e uma senha adicional para a avaliação. Essa informações para cada aluno são inseridas por um instrutor no centro de avaliações.

Nota: O nome de usuário e senha aqui são para esta avaliação específica, não são do instrutor ou informações de login do aluno.

Disponibilidade e Submissões: Mensagem de Submissão.

Disponibilidade e Submissões: Mensagem de Submissão.
  1. Se desejar inserir uma mensagem para os alunos visualizem em cima da apresentação da sua avaliação, você pode fazê-la aqui. O editor de texto rico está disponível, se desejar.
  2. Se desejar pode incluir uma URL, o link da URL para esta página será exibido depois que o aluno submeter a avaliação.

Disponibilidade e Submissões: submissão automática.

Marque esta caixa caso deseje que as avaliações sejam auto submetidas após a data de vencimento.

Nota: Você só verá esta opção se a mesma estiver habilitada em sua instância. Por padrão, esta opção não está habilitada.

Avaliação e Feedback

Esta seção lida com as opções de avaliação e de feedback para a sua avaliação.

Avaliação e Feedback: Identidades dos Estudantes.

Avaliação e Feedback: Identidades dos Estudantes.

Estas são as configurações padrões de Identificação dos Alunos podem ser visualizadas pelos avaliadores. Na maioria dos casos, você deseja manter essa configuração, já que não há maneira de reverter para os nomes dos alunos, uma vez que apresentarem a avaliação de forma anônima.

No entanto, se você estiver usando a ferramenta Exercícios para entregar um questionário em seu curso, você pode fazer as submissões de questionário como anônima, selecionando apenas Somente Avaliar como Anônimo.

Avaliação e Feedback: opções Quadro de Notas.

Avaliação e Feedback: opções Quadro de Notas.

Opções do Quadro de Notas incluem Nenhum (padrão) ou Enviar notas para Quadro de Notas. Selecione para enviar notas para o quadro de notas, se você desejar habilitar para cálculo como parte da nota de curso.

Avaliação e Feedback: Gravar Pontuação.

A opção Gravar Pontuação inclui tanto a pontuação mais alta ou a última submetida. Se você permitir várias tentativas, selecione o tipo de pontuação que deseja ser registrado no quadro de notas para essa avaliação.

Avaliação e Feedback: Abrangência do Feedback.

Avaliação e Feedback: Abrangência do Feedback.

Para Abrangência de Feedback, a opção padrão é Feedback por Questão. Isso permite que o instrutor escreva o feedback no nível de questão. Você também pode optar por Nível de Seleção do Feedback (ou seja, o feedback por opção de resposta), ou Ambos.

Avaliação e Feedback: Entrega do Feedback.

Avaliação e Feedback: Entrega do Feedback.

Controle de Entrega de Feedback e quando os alunos serão capazes de visualizar seus resultados de submissão.

  • Feedback imediato é recomendado somente para auto avaliações, uma vez que exibirá as respostas imediatamente – PRIORIDADE para o aluno submeter a avaliação.
  • Feedback sobre a submissão exibe o feedback para os alunos, assim que eles submeterem a avaliação.
  • Nenhum Feedback (configuração padrão) nenhum feedback será exibido para o aluno.
  • Feedback numa data específica libera o feedback a partir da data e hora especificadas .

Você também pode decidir quando o feedback será liberado para os alunos.

  • Você pode escolher Liberar Somente Pontuação da Avaliação do Estudante para que eles só vejam as notas deles na avaliação, não para questões individuais.
  • Ou, você pode escolher por Liberar Questões se  e selecione os itens que você deseja que os alunos vejam na lista abaixo. Marque a caixa ao lado dos itens que deseja que os alunos visualizem.

Dica: Se você está preocupado que os alunos compartilhem os seus resultados da avaliação com o outros colegas, você deve escolher Nenhum Feedback ou Feedback numa data específica. Para este último, a seleção de uma data a partir da data de entrega para a avaliação vai impedir que os estudantes compartilhem o feedback com outros alunos que ainda não fizeram a avaliação.

Layout e Aparência

Layout e Aparência

Esta seção está relacionada com a aparência da avaliação e como os alunos vão navegar através do teste.

Layout e Aparência: Navegação.

Layout e Aparência: Navegação.

Navegação controla a forma como os alunos procedem através da avaliação. O padrão é de Acesso Aleatório onde os alunos podem navegar através da avaliação com botões Anterior e Próximo, bem como um índice. Você pode mudar isso para acesso Linear, se preferir, onde os alunos só podem ir para a frente com o botão Próximo e não podem revisar questões anteriores ou acessar um Índice para saltar para uma outra questão.

Layout e Aparência: Layout da Questão.

Layout e Aparência: Layout da Questão.

Você pode controlar a apresentação das questões de acordo com as opções exibidas. Para visualizar toda a avaliação em uma única página da Web, permitindo aos alunos percorrerem as questões, clique na terceira opção.

Layout e Aparência: Numeração e permitindo Marcar para Revisão.

Layout e Aparência: Numeração e permitindo Marcar para Revisão.

Layout e Aparência: Numeração e permitindo Marcar para Revisão.

1. Escolha o padrão de numeração aqui. Numeração pode ser contínua ao longo da avaliação ou pode Reiniciar para cada parte. (Por exemplo, se você tiver várias partes do exame e a segunda parte é para questões dissertativas, você pode ter a numeração iniciada em 1 para a primeira questão dissertativa.). Se você reiniciar a numeração para cada parte, as questões serão numeradas com o número da parte, em seguida, o número da questão.

2. Se você deseja permitir que os alunos marquem as perguntas para voltar, marque a caixa para este item. Os alunos podem usar esta opção para marcar as questões que eles não tem certeza e depois retornar através do Índice e rever antes de submeter.

Nota: Você não pode permitir Marcar para Revisão se o acesso Linear for selecionado.

Layout e Aparência: Cor de fundo

Layout e Aparência: Cor de fundo

Você pode escolher aqui uma cor ou imagem para o fundo. Para selecionar as cores, clique no ícone da paleta. A imagem é fornecida por uma URL. Uma imagem menor será ampliada para cobrir a área da tela inteira.

Nota: Normalmente, é uma boa prática para deixar o fundo da avaliação com uma cor sólida, que proporciona um bom contraste de cores entre o texto e o fundo (por exemplo, um fundo branco com texto preto) para que os alunos possam facilmente ler as questões. As imagens de fundo podem tornar a avaliação difícil de ler se as imagens concorrer com o texto.

Efeitos de configurações.

Você pode modificar as configurações, partes e questões de qualquer avaliação listadas sob "Avaliações Pendentes". Quando você publica uma avaliação, uma cópia é criada e listada em "Avaliações Publicadas". Para a cópia publicada, você pode fazer alterações em todas as configurações, exceto "Avaliação Liberada Para".

Nota: Depois de ter publicado uma avaliação, se você modificar a versão não publicada sob "Avaliações Pendentes", você terá que alterar o nome da avaliação antes de publicá-la. Quando você publicar, você estará criando uma outra publicação sob "Avaliações Publicadas", não substituindo a cópia publicada existente. Além disso, se você modificar as configurações de uma avaliação, enquanto os alunos estão fazendo a mesma, as mudanças não afetarão sessões de avaliação em andamento. Os alunos devem sair da avaliação e redigitar, a fim de ter o efeito das  configurações modificadas.

Publicar avaliação.

Publicar avaliação.

Quando as definições de avaliação estiverem prontas e as questões estiverem no lugar, publicar a avaliação de modo que seus alunos possam fazê-la. Veja o artigo Como eu faço para publicar uma avaliação (ou seja, exercícios)?