Criar Portfólios

O processo de criação de um portfólio envolve a seleção de novos conteúdos para portfólio ou modificar um que já existe. Além disso, as decisões precisam ser tomadas sobre:

  •    A definição do estado. (O padrão é inativo - ninguém mais poderá visualizar o portfólio.)
  •    Escolher modelo para o seu portfólio.
  •    Decidir se deve ou não permitir comentários.
  •    Determinar quais participantes do site ou usuários fora do site terão acesso ao portfólio.
  •    Opcionalmente notificar outros que o portfólio foi compartilhado com eles.

Para começar, clique no link Criar Nova Pasta na parte superior da página inicial do Portfólio. Se a página inicial de Portfólios não for exibida, clique no botão Redefinir.

Se mais de um modelo de portfólio está disponível no site, decida qual deles você deseja usar.

  •    Os modelos de portfólio disponíveis para seu uso será listado junto com suas descrições. Selecione o botão de rádio apropriado para o modelo que você deseja usar.
  •    Se ele aparece na sua tela, a "projetar seu próprio portfólio" já não é recomendado para uso.
  •    Clique em Criar. Você será levado para a página de Resumo do Portfólio.

Página de Resumo

A página de Resumo consiste em três seções principais: Estado, Links de Inicialização Rápida e Comentários. Os usuários podem:

  •    Alterar o título, selecionando o link Editar ao lado do título do portfólio no topo da página. Modifique o título na caixa fornecida e clique em Salvar Alterações. Se você não deseja editar o título, selecione Desfazer para sair deste modo.
  •    Digite a descrição do portfólio. Sob Detalhes do Portfolio, clique no link Editar ao lado da Descrição. Aparecerá uma caixa para digitar a sua descrição. Clique em Salvar Alterações. Se você decidir não alterar a descrição, selecione Desfazer para sair deste modo.
  •    Voltar para a lista de todos os portfólios, clicando no link Retornar à Lista no canto superior direito da página.
  •    Veja seu portfólio, clicando no link Visualizar Portfolio no canto superior direito da página. [Nota: Esta opção não estará disponível quando tiver selecionado as suas configurações desejadas.]
  •    Clique em qualquer uma das duas abas localizadas na parte superior desta página: Adicionar / Editar Conteúdo ou Compartilhar com outras pessoas. [Nota: Essas abas irá levá-lo para a mesma página como links na seção de Inicialização Rápida.]

Estado

Para definir o estado de um portfólio:

  •    Acesse a ferramenta Portfólios. Se a página inicial de Portfolios não for exibida, clique no botão Redefinir.
  •    Clique em Ações. Edite ao lado do portfólio que você deseja modificar. A página Resumo do Portfólio aparecerá.
  •    Em Estado, selecione o botão de rádio apropriado para ativo ou inativo.
  •    Independentemente da sua escolha, o link "Compartilhar", sob o botão Ativar para ir à página Compartilhar.

Para visualizar a alteração, volte para a lista de todo os portfólios, clicando no link Voltar à lista no canto superior direito da página.

Observe que o nome portfólio aparece em negrito na lista, se o nome não estiver acinzentado, e que há uma marcação na coluna Ativa.

Links de Inicialização Rápida

  •    Adicionar / Editar Conteúdo - o mesmo que na aba Adicionar / Editar Conteúdo  localizado na parte superior da página Resumo.
  •    Configurações Obrigatória  - listados somente se estiver usando um modelo de portfólio disponibilizado no site.
  •    Compartilhar com os outros - mesmo que  Compartilhar com os outros localizado na parte superior da página Resumo.

Adicionar / Editar conteúdo

Adcionar de conteúdo será diferente dependendo se você está criando um portfólio baseado em modelo ou criando o seu próprio.

Como cada modelo de portfólio pode ser um pouco diferente, introduza a informação e anexa arquivos e outros materiais de acordo com as instruções na página. Opções para selecionar itens disponíveis a partir de uma lista suspensa, criar novos itens ou editar itens existentes podem ser fornecidos.

Se um botão Configurações Obrigatórias aparecer na página para a criação da portfólio, há configurações adicionais, como o seu nome, o título do portfólio e uma possível escolha do tema. Para concluir essas configurações, clique no link Configurações Obrigatórias fornecidas na página Resumo. Quando tiver concluído a sua escolha de definições necessárias, clique em Salvar Alterações ou para retornar à página Resumo sem concluir as configurações, clique em Cancelar.

Você pode visualizar o seu portfolio a qualquer momento, clicando no link Visualizar Portfolio no canto superior direito da página. [Nota: Se houver Configurações Obrigatórias para o seu portfólio, você deve primeiro completar essas configurações. Caso contrário, você não será capaz de visualizar o estilo básico do portfólio, incluindo o tema, o seu nome e título.]

Para retornar à lista de todos os portfólios, clique no link Retornar à lista no canto superior direito da página. Seu portfólio aparecerá na lista com outros portfólios que você criou ou aqueles que foram compartilhados com você.