Sakai Community DocumentationSakai 10 - PortugueseSakai 10 OSP Guide (Portuguese)Matrizes (OSP)Criar Matrizes: Passo 2: Configurar Células (Para Coordenadores)

Criar Matrizes: Passo 2: Configurar Células (Para Coordenadores)

Depois de criar a estrutura da matriz, você precisa adicionar o conteúdo adequado e configurar cada célula. Uma célula da matriz pode conter orientação, evidência (ou artefatos) selecionados pelo participante, um formulário para o participante escrever uma reflexão e os formulários de feedback da avaliação formativa e somativa do conteúdo da célula. Todos os elementos da célula são opcionais e não aparecem a menos que você escolha para incluí-los. (Note que a menos que você adicione um formulário a uma celula para a entrada do usuário, o participante não terá nenhum lugar para inserir observações escritas em uma célula, embora os anexos de arquivos ainda estejam ativados.)

Para configurar as células de uma matriz, acesse a ferramenta Matrizes e siga esses passos:

  1. Se a página inicial de Matrizes não for exibida, clique no botão Reset.
  2. Encontre a matriz que você deseja trabalhar e clique no link Rever abaixo do seu nome. O Sakai exibirá a tela Editar Matriz.
  3. Clique na célula desejada. O Sakai exibirá a tela Editar Celula.A tela é dividida em seções com rótulos que descrevem o tipo de opções ou recursos na seção.
  4. Em Configurações da célula, reveja o título. O título padrão inclui o nome da coluna e linha que cruzam essa célula. Edite o título da célula, se necessário. Uma entrada na caixa de Título é obrigatória.
  5. Inserir uma descrição (objetivos, etc) da célula, se necessário. (Nota: O campo de descrição pode ser uma maneira útil de inserir um breve conjunto de instruções ou orientações.)
  6. Na caixa de Status Inicial, selecione Pronto ou Bloqueado para indicar se essa célula deve estar à disposição dos participantes, quando a matriz for publicada. Se você selecionou a progressão horizontal ou vertical na etapa 12 da seção anterior, essa decisão já está feita.
  7. Para aplicar um estilo em cascata separada a essa célula, consulte "Passo 1: Criar o Framework," o passo 4, acima.
  8. Se você não deseja que os participantes sejam capazes de anexar arquivos à célula, marque a caixa Desabilitar Anexos do Participante.
  9. Para visualizar uma lista de itens vinculados a essa celula, com seus tipos e nome do site, clique em Visualizar Itens Vinculados a essa Célula. Se você deseja vincular essa célula a um assistente ou outra célula, consulte "Como associar um Site com a ferramenta Matrizes."
  10. Insira ou anexar instruções, avisos e / ou outras informações necessárias pelos participantes, a fim de completar o celular. Cinco páginas de orientação estão disponíveis para este propósito:        
  • "Instruções": Para fornecer sobre o que fazer na célula.
  •         "Fundamentação": Para descrever o objectivo da célula.
  •         "Exemplos": para descrever e anexar exemplos de trabalho semelhante ao que os participantes devem fornecer.
  •         "Rubrica": Para exibir as diretrizes para a avaliação desta célula.
  •         "Expectativas": Para fornecer uma lista de tarefas a serem concluídas ou as habilidades para ser documentado.
  1. Em Formulários do Participante, deixea caixa "formulário padrão"  marcada ou desmarque-a para ver o menu Formulário Personalizado para a seleção de formulários que os participantes irão completar na área de Evidência da célula. Para adicionar um formulário personalizado, selecione o formulário desejado no menu e clique em Adicionar. Você pode repetir esse processo para adicionar outros formulários. CUIDADO: Selecionar o formulário no menu não é suficiente para adicionar o formulário para a célula da matriz. Você deve clicar no botão Adicionar para o formulário ser salvo como parte do trabalho da célula da matriz (e salvar as alterações, conforme mencionado abaixo).
  2. Se o participante for convidado a escrever uma reflexão, deixe a caixa "formulário padrão" marcada ou desmarque para selecionar um formulário personalizado, como acima, para o formulário de reflexão desejado.
  3. Em feedback e avaliação, selecione o formulário para apoiar cada uma dessas atividades, se necessário, seguindo o mesmo procedimento que para os formulários dos participantes.
  4. Para revisores e avaliadores, deixe a caixa "default" marcada ou desmarque-a e clique no link Selecionar Revisores ou Selecionar Avaliadores para especificar os usuários ou funções que serão responsáveis. Use as opções Adicionar>> e Remover<< se você deseja alterar o conjunto já definido. Você pode permitir que os participantes convidem os seus próprios revisores adicionais por marcar Permitir que os participantes enviem feedback aos revisores adicionais.
  5. Quando tiver terminado a edição da célula, reveja todas as suas alterações, se necessário. Em seguida, clique em Salvar Alterações para salvar seu trabalho. Ou, para sair sem salvar, clique em Cancelar.
  6. Para configurar outras células na matriz, repita os passos 3-15.